CategoriasPolítica

Miguel deixará Prefeitura de Petrolina em março

Desmentindo fogo amigo dando conta de que poderia vir a desistir da candidatura, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do União Brasil, revelou ao Blog de Jamildo, nesta quarta-feira, que vai deixar a prefeitura de Petrolina no dia 30 de março próximo.

“Não posso me candidatar no exercício do cargo, teria que desincompatibilizar até o dia 2/4. Aí vamos fazer a nossa (saída) no dia 30/3, com a renúncia e posterior transição ao vice-prefeito”, explicou o roteiro, em conversa com o blog. O evento deve contar com prefeitos de todo Estado, que já estão sendo arregimentados.

Miguel Coelho anunciou que seria candidato ao Governo de Pernambuco em um evento suntuoso realizado no Recife, em setembro do ano passado. Na ocasião, ele se filiou ao Democratas, com a participação de caciques políticos locais e nacionais.

Fogo amigo

Miguel comentou ainda os boatos de desistência, feito até por aliados da oposição ao atual governo, nos bastidores da campanha.

“Sempre esteve afirmado (que sairia candidato), a não ser pelos que têm tempo livre em excesso, que gostam de testar nossa paciência”, bateu.

Mais cedo, o blog já havia informado que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, também deve anunciar a candidatura ao governo do Estado depois do Carnaval.

Além dos dois, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, do PSDB, postula o cargo de governadora.

Novos aliados, no Agreste de Raquel Lyra

Lideranças políticas de Santa Cruz do Capibaribe, a deputada estadual Alessandra Vieira e o ex-prefeito Edson Vieira, decidiram marchar nas eleições de 2022 ao lado do pré-candidato a governador Miguel Coelho.

O anúncio foi feito na sexta (19) da semana passada, no Pólo das Confecções, diante de apoiadores.

Ex-prefeito de Santa Cruz duas vezes, Edson será candidato a deputado federal pelo Podemos.

Já a deputada estadual Alessandra Vieira buscará a reeleição pelo União Brasil.

Na festa, o casal prometeu liderar uma ampla frente do Agreste em torno da mudança dos rumos de Pernambuco.

“Santa Cruz sabe da negação que é esse governo que está aí. Miguel, mesmo sendo oposição a essa turma, conseguiu transformar Petrolina no melhor lugar para se viver do Nordeste. Não tenho dúvida, vamos unir o Agreste para sairmos dessa situação e termos um Pernambuco melhor”, afirmou Edson Vieira.

“Esse time que aqui está, que junta tantas forças, é o time que vai mudar Pernambuco”, acrescentou Alessandra.

De acordo com os aliados de Miguel, o ato buscou mostrar a força do grupo dos Vieira e foi prestigiado por apoiadores e lideranças políticas de diversos municípios da região. Além dos deputados federais Fernando Filho e Ricardo Teobaldo, estiveram no encontro ex-prefeitos, vices e vereadores.

Miguel agradeceu a confiança de Edson e Alessandra num novo projeto para liderar o Polo das Confecções.

“Hoje, sem dúvidas, é um dia marcante na nossa pré-campanha. Estamos selando um pacto que representa a libertação do Agreste dessa perseguição aos empreendedores, aos trabalhadores, a quem quer apenas produzir. Não podemos ficar de braços cruzados diante do descaso que Pernambuco se encontra. Juntos com Alessandra e Edson vamos construir um projeto que pare de sufocar o povo com impostos e proporcione esperança de dias melhores aos pernambucanos”, prometeu o pré-candidato a governador.

Caravanas pelo estado

Na metade de fevereiro, Miguel Coelho voltou a realizar encontros regionais e articulações políticas para fortalecer a pré-candidatura. O ponto alto das agendas foi um ato de apoio, em Arcoverde, com o ex-prefeito Zeca Cavalcanti.

Ele visitou Glória do Goitá, Pombos, Tacaimbó, Sanharó e Pesqueira.

“Cada visita, reunião, debate, apoio são oportunidades de conhecer melhor todas as regiões de Pernambuco. Nossa caminhada tem se intensificado, novas lideranças tem aderido a esse projeto que é uma construção coletiva para encontrar uma solução para tirar Pernambuco dessa situação tão difícil”, diz.

Entre as 10 cidades que mais geraram emprego no Brasil em 2021

Nesta semana, Miguel fez muito barulho quando o jornal o Estado de São Paulo divulgou levantamento com os municípios de médio e grande porte que mais geraram emprego no Brasil. Petrolina é a única cidade pernambucana que aparece entre as chamadas “campeãs de empregos” do país.

O município sertanejo teve aumento de 10,7% no saldo de empregabilidade nacional. Com isso, Petrolina surge em 8° lugar no Brasil e 2° no Nordeste.

A pesquisa aponta o crescimento pelo percentual, não pelo número total de vagas. O levantamento também compara também apenas os municípios com mais de 200 mil moradores, Com 10,7% de crescimento de emprego, Petrolina surge à frente de todas as capitais do Brasil.

O município pernambucano só gerou menos emprego que: Osasco (SP), Novo Hamburgo (RS), Macaé (RJ), Barueri (SP), Vitória da Conquista (BA), São José (SC) e Cotia (SP).

De acordo com a gestão, o principal impulsionador de empregos em Petrolina é o agronegócio. Maior exportadora de manga e uva do Brasil, a cidade pernambucana, mesmo em meio à pandemia, conseguiu bater recorde de produção e exportação em 2021. O município também vive um boom de obras públicas, que movimentaram a construção civil nos últimos quatro anos.

“Petrolina se transformou num fenômeno de prosperidade. Estamos acumulando vários indicadores que reforçam isso, como o ranking de empreendedorismo e o de produção no agronegócio. Estar no top 10 de empregos no Brasil, além de ser orgulho, estimula a chegada de mais empresas e negócios, pois reforça que nossa cidade tem um excelente ambiente para investimentos”, justifica o prefeito Miguel Coelho sobre os dados.

 

CategoriasInternacional

Rússia invade a Ucrânia por terra, mar e ar

Do jornal O Globo

A invasão das Forças russas contra a Ucrânia nesta quinta-feira acontece por terra, ar e mar, confirmando os piores temores do Ocidente com o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Mísseis russos caíram em grande quantidade sobre cidades ucranianas. A Ucrânia relatou colunas de tropas cruzando suas fronteiras nas regiões Leste de Chernihiv, Kharkiv e Luhansk, e desembarcando por mar nas cidades portuárias de Odessa e Mariupol, no Sul.

Explosões podiam ser ouvidas antes do amanhecer na capital Kiev. Tiros ecoaram, sirenes soaram por toda a cidade e a rodovia ficou congestionada com o tráfego, enquanto os moradores tentavam fugir.

Três horas depois que Putin deu sua ordem, o Ministério da Defesa da Rússia disse que havia provocado estragos na infraestrutura militar das bases aéreas ucranianas e degradado suas defesas aéreas.

Mais cedo, a mídia ucraniana informou que os centros de comando militar em Kiev e Kharkiv, no Nordeste, foram atingidos por mísseis, enquanto as tropas russas desembarcaram nas cidades portuárias do sul de Odessa e Mariupol. Mais tarde, uma testemunha da Reuters ouviu três fortes explosões em Mariupol.

Um morador da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, a cidade grande mais próxima da fronteira com a Rússia, disse que as janelas dos prédios de apartamentos tremiam com as explosões constantes.

Segundo o Exército russo, 74 instalações de infraestrutura militar ucraniana foram destruídas, incluindo 11 pistas de decolagem. Autoridades ucranianas afirmaram terem registrado no mínimo 203 outras ocorrências oito horas após os ataques, que ainda continuavam.

Os relatórios iniciais de vítimas foram esporádicos e não confirmados. O Exército ucraniano disse ter matado 50 ocupantes russos e abatido cinco aviões e um helicóptero neste país., e relatou que pelo menos oito pessoas mortas por bombardeios russos e três guardas de fronteira mortos na região sul de Kherson.

CategoriasInternacional

Trump atribui invasão russa à estupidez e despreparo de Biden

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump atribuiu à “estupidez” do atual ocupante do cargo, Joe Biden, a invasão russa à Ucrânia.

Há pelo menos dois meses Biden tem feito as declarações mais agressivas e ameaçadoras contra presidente russo Vladimir Putin, o que certamente não ajudou a evitar o conflito.

Em entrevista à Fox News, minutos após o início da operação militar determinada por Putin, Trump afirmou que o presidente russo percebeu o despreparo de Biden e tomou partido disso.

O ex-presidente lembrou também que a situação enfrentada pelo governo dos EUA, fugindo do Afeganistão e deixando sua população e aliados à mercê dos talibãs, “foi o episódio mais humilhante da história norte-americana.”

CategoriasEducação

Estão abertas matrículas da primeira chamada do Sisu

Começou hoje (23) o período de matrículas da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relativo ao primeiro semestre. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas para se inscreverem. O prazo de matrícula se encerra em 8 de março.

Sisu é  o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2022 do programa, são oferecidas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos).

As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Caso não tenha sido aprovado, o aluno pode se inscrever, a partir de hoje, na lista de espera. O prazo é até o dia 8 de março e o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 10 de março, no site do Sisu.

CategoriasHomenagem

Morre Paulinha Abelha aos 43 anos

Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, no Hospital Primavera em Aracaju onde estava internada desde o 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais.

A cantora foi internado depois de sentir dores, ela tinha acabado de chegar a capital de Sergipe após turnê com a banda em São Paulo. Nos últimos dias o quadro clínico da cantora se agravou e o caso evoluiu para um coma profundo.

Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.

CategoriasSaúde

Fim da pandemia de Covid-19 está próximo, diz infectologista

O fim da pandemia de Covid-19 pode estar cada vez mais próximo, segundo o infectologista Julio Croda, que também é pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). “Vamos entrar numa fase endêmica, com períodos sazonais epidêmicos, como já acontece com a gripe e a dengue, por exemplo”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

No material, publicado nesta quarta-feira (23), o também professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), acredita que ainda haverá o impacto da doença no Brasil, mas que ele será diferente após a passagem do pico da Ômicron.

“Significa que esse impacto vai ser menor a ponto de não ser necessário medidas restritivas tão radicais e eventualmente até a liberação do uso de máscaras, que é uma medida protetiva individual. Isso se deve justamente pelo avanço da imunidade coletiva da população mundial”, confirmou ao jornal.

ANÁLISE DO MINISTÉRIO

O tema entra em consenso com a análise que o Ministério da Saúde deve realizar em breve no Brasil, com a passagem do período de Carnaval.

Segundo Rosana Leite de Melo, secretária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta, o debate sobre pandemia ou endemia deve ocorrer nas próximas três ou quatro semanas, junto com gestores, Conass e Conasems.

O assunto surge em meio às restrições abandonadas em outros países, que já superaram parte do pico da nova variante da Covid-19.

Conforme Julio Croda, o cenário positivo pode acontecer no país ainda este ano, mas também deve caminhar de forma diferente em cada região.

“Acredito que ainda nesse primeiro semestre a gente tenha uma situação mais favorável, que seja possível de alguma forma, declarar que não estamos mais em emergência de saúde pública, por exemplo. O número de hospitalizações e óbitos é que vai determinar o impacto sobre o serviço de saúde”, disse ainda na entrevista ao O Globo.

VACINAÇÃO

O que pode definir o cenário dos próximos meses no Brasil é a taxa de vacinação em cada estado. No Ceará, por exemplo, a cobertura do esquema básico está em 88,5%.

Entretanto, os números preocupam por conta das discrepâncias entre as cidades. Atualmente, 43 municípios possuem cobertura vacinal abaixo dos 80%.

CategoriasPesquisa

Pesquisa Opinião mostra oposição na liderança em PE

O Blog do Magno, em parceria com o Instituto Opinião, divulgou o resultado de pesquisa realizada entre os dias 17 e 20 deste mês, onde foram aplicados dois mil questionários em 86 municípios nas diversas regiões do Estado, e o resultado não chega a ser surpreendente: a oposição lidera o processo e o candidato apoiado pelo governador está no “rabo da gata”.

A pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra, lidera com 18,4%, seguida pelo pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, que aparece com 10,2%. Em terceiro lugar, Anderson Ferreira, pré-candidato do PL, desponta com 6,5%, enquanto o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, tem apenas 4,8%.

A deputada Clarissa Tércio, do PSC, aparece no levantamento com mais intenção de votos que o candidato socialista, com 5,9%. Outros nomes surgem depois, como é o caso de João Arnaldo, do PSol, 1,6% e Jones Manoel, do PCB, que é o último com 1,1%. Brancos e nulos somam 26,6% e indecisos 24,9%.

Quando a pesquisa é feita na modalidade espontânea, quando o entrevistador não lista nomes e o eleitor é forçado a lembrar o nome do seu candidato, Raquel também lidera com 4,8%, na segunda posição aparece a candidata do PT, Marília Arraes, com 2,8%, empatada com Miguel Coelho, que tem os mesmos 2,8%. Danilo foi citado por 1,4% dos entrevistados, Clarissa por 1,6%, Anderson 1,1% e Humberto Costa por apenas 1%.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07875-2022.

No quesito rejeição, 14,2% dos entrevistados disseram que não votariam Humberto Costa de jeito nenhum, seguido de Marília Arraes, com 7,7%, Raquel 4%, Danilo 3,9%, Anderson 3,8%, Miguel Coelho 3,6% e João Arnaldo 2,9%.

ESTRATIFICAÇÃO

Fazendo uma radiografia da pesquisa, Raquel tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores jovens, na faixa de 16 a 24 anos (20,1%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (19,9%) e entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (19,5%).  Por sexo, 18,9% dos seus eleitores são homens e 18,1% são mulheres.

Já Miguel Coelho tem mais intenção de voto entre os eleitores jovens (13,3%), entre os eleitores com renda familiar entre cinco e dez salários (12,5%) e entre os leitores com grau de instrução superior (13,2%). Por sexo, 10,3% dos eleitores são homens e 10,1% são mulheres. Anderson Ferreira, por sua vez, aparece melhor situado entre os eleitores com renda entre cinco e dez salários (10,1%), entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (7,5%) e entre os eleitores com grau de instrução médio (6,9%). Por sexo, 6,8% dos seus eleitores são homens e 6,3% são mulheres.

POR REGIÃO

Estratificando a pesquisa por regiões, Raquel tem seu maior percentual no Agreste (38,2%), seguido da Zona da Mata (18,2%), Sertão (15,9%), Metropolitana (9,5%) e São Francisco (4,5%). Miguel, por sua vez, tem seu maior eleitorado no São Francisco (70,5%), Sertão (19%), Metropolitana (4,9%), Zona da Mata (3,4%) e Agreste (3,4%). Anderson tem sua maior base na Metropolitana (12,9%), Zona da Mata (4,7%), Sertão (1,3%), Agreste (1%) e São Francisco (0,8%). Danilo Cabral tem, pela ordem, Sertão (6,6%), Zona da Mata (6,1%), Metropolitana (4,4%) e São Francisco (0%). Clarissa Tércio tem 9,9% na Metropolitana, 6,1% na Zona da Mata, 2,8% no Agreste, 0,9% no Sertão e 0% no São Francisco.

 

CategoriasPolítica

Miguel segue bem no Agreste

Não se discute a liderança de FBC na região do São Francisco e também sua influência em outros Sertões, como no Araripe e Sertão Central. No Pajeú, os Coelhos escolheram velhos aliados testados na eleições de 2020, Gleybson Martins e Zé Negão, isso com o objetivo de quebrar quase que o monopólio exercido pelo PSB. Esta região é de costume ser tida como uma área bem “arraezista” [termo usado em alusão ao ex-governador Miguel Arraes].

Para ir além, o projeto de candidatura de Miguel Coelho, por enquanto pré-candidato a governador, precisa ganhar força em outras regiões, em colégios eleitorais importantes como na Região Metropolitana do Recife e no Agreste. Daí deve sair o vice de sua chapa, acredita-se. No Recife a especulação é que, com as dificuldades de Raquel Lyra de sair candidata, a deputada estadual Priscila Krause possa aderir ao palanque de Miguel, porém isso é apenas especulação, por ora.

Onde a pré-campanha ganhou força mesmo foi no Agreste, com apoios importantes, entre eles o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, e de sua esposa, a deputada estadual Alessandra Vieira. Outra liderança importante que sinalizou apoio a Miguel foi o prefeito de Toritama, Edílson Tavares (MDB). E o mais significativo: em Caruaru, terra de Raquel, Miguel tem estreitado o diálogo com Wolney Queiroz e Zé Queiroz, adversários históricos dos Lyra e figuras de grande estatura na política caruaruense.

Muita coisa ainda deve acontecer, como o anúncio de novos apoios e possíveis dissidências, contudo não se pode fechar os olhos e negar que a caminhada, pelo menos até o momento, feita pelo grupo do Coelhos tem surtido efeito e Miguel Coelho seja, quem sabe, o pré-candidato que melhor demarcou terrenos e que conquistou apoio relevantes na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

CategoriasSegurança

Delegado critica segurança pública de PE e sugere alternância na SDS

Israel Rubis, Delegado da Polícia Civil e vice-prefeito de Arcoverde, disse que a falta de modernização do Programa Pacto Pela Vida permite o aumento da violência em Pernambuco. Segundo ele, é importante melhorar a infraestrutura das forças de segurança no interior, realizar concurso público.

De acordo com publicação do Blog do Itamar, o delegado criticou o atual secretario da SDS, o chamando de “estrangeiro” e defendeu que Pernambuco tem “coronéis e delegados de polícia altamente capacitados e que podem executar essa função”.

Outra sugestão do delegado é a de que haja um mandato de dois anos no cargo de Secretário de Segurança Pública com uma alternância entre um comandante militar e um delegado da Polícia Civil.

Israel Rubis é pré-candidato a deputado federal pelo Progressista e fará dobradinha com o Delegado Erick Lessa.

CategoriasSaúde

Genérico de antiviral contra Covid reduz em 65% risco de hospitalização

Da Revista Veja

Um estudo de fase 3 com a versão genérica do molnupiravir, antiviral oral contra a Covid-19 da MSD – Merck nos Estados Unidos e no Canadá -, foi capaz de reduzir em 65% os casos de hospitalização de pacientes com quadros leves da doença. O ensaio com o medicamento, produzido pela empresa indiana Hetero, foi realizado com mais de 1.200 pacientes e os resultados foram alcançados 14 dias após a administração.

O molnupiravir, da MSD em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para uso emergencial em dezembro do ano passado e, segundo a empresa, está liberado em mais de dez países, incluindo Reino Unido e Japão.

A medicação é indicada para pacientes com mais de 18 anos que correm risco de evoluir para formas graves da doença. Nos ensaios clínicos, nenhum evento adverso grave foi reportado.

O acordo entre a MSD e a Hetero foi firmado em abril do ano passado e o objetivo é promover a distribuição do medicamento na Índia e em outros 100 países de baixa e média renda.

“Estamos empolgados em ver que neste ensaio clínico em mais de 1.200 pacientes na Índia, o molnupiravir genérico reduziu significativamente as hospitalizações em comparação com o tratamento padrão isolado em pacientes com Covid-19 leve”, disse, em comunicado, Eliav Barr, vice-presidente sênior dos Laboratórios de Pesquisa da MSD.