CategoriasPolítica

PSDB pode romper com Raquel Lyra e se alinhar a João Campos em 2026

O PSDB pode estar prestes a mudar de lado no cenário político de Pernambuco. Segundo informações do Blog do Jamildo, o partido articula uma possível federação com o Republicanos ou o Solidariedade, o que pode levar a sigla a apoiar João Campos (PSB) nas eleições de 2026. Atualmente, o PSDB integra a base da governadora Raquel Lyra (PSD), mas uma aliança com essas legendas poderia redirecionar seu posicionamento no estado, favorecendo o projeto político do prefeito do Recife.

A movimentação ocorre em meio a disputas internas pela liderança do partido em Pernambuco, especialmente após a saída de Raquel Lyra para o PSD. O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), tenta assumir o comando da legenda e já se mostra alinhado a João Campos. Caso consiga consolidar essa posição, Porto poderá enfraquecer os aliados da governadora dentro da sigla e fortalecer a candidatura do prefeito para o governo estadual.

A possível federação também impactaria a disputa pelas vagas ao Senado na chapa de João Campos. Silvio Costa Filho (Republicanos) e Marília Arraes (Solidariedade) já demonstraram interesse nos postos, que podem ser concorridos ainda por Miguel Coelho (União Brasil) e Humberto Costa (PT). A decisão sobre as federações deve ocorrer nos próximos meses e promete reconfigurar o xadrez político em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *