CategoriasEconomia

Aneel aciona bandeira vermelha 2 em outubro, elevando custo da conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária de outubro será vermelha, patamar 2, o mais caro do sistema de bandeiras. Isso significa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, impactando diretamente o bolso dos consumidores em um momento de previsões de poucas chuvas e alta no custo da energia elétrica.

A mudança foi influenciada pela previsão de seca severa nos principais reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de armazenamento do país. A baixa precipitação forçou o acionamento de termelétricas, elevando o custo de produção de energia e refletindo no reajuste tarifário. Desde julho, a Aneel havia interrompido a sequência de bandeiras verdes iniciada em abril de 2022, retomando bandeiras amarela e vermelha, patamar 1, em agosto e setembro, respectivamente.

Diante da crise hídrica e para evitar um possível racionamento de energia, o governo federal está adotando medidas como o represamento de água nos reservatórios e estuda a volta do horário de verão, recomendada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo é reduzir o consumo nos horários de pico e aliviar a pressão sobre o sistema energético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *