CategoriasSegurança

Bahia, Pernambuco e Ceará: o top 3 da criminalidade do Brasil

Por Veja

A segurança pública é uma grande preocupação da população brasileira. Pesquisas mostram que a criminalidade e o tráfico de drogas são vistos como os principais problemas do país, apesar de alguns indicadores terem melhorado, a situação continua grave, especialmente na região Nordeste, onde quase metade dos assassinatos do país ocorreram nos primeiros meses de 2024.

A piora dos indicadores no Nordeste afetou a imagem política dos governadores de Bahia, Pernambuco e Ceará, que enfrentam desafios de segurança pública em seus estados, medidas emergenciais têm sido adotadas, como a troca de comando das forças de segurança e o lançamento de programas para redução da violência. No entanto, especialistas apontam que as soluções ainda são mais circunstanciais do que focadas em ações de longo prazo.

O avanço do narcotráfico e a atuação de facções criminosas do Sudeste, como o Comando Vermelho e o PCC, têm sido fatores-chave para o aumento da violência no Nordeste. As condições precárias dos presídios facilitam o recrutamento pelo crime organizado. Essa expansão das facções torna o problema cada vez mais uma questão nacional, com o governo federal sendo demandado a agir.

Apesar das ações dos governadores, a percepção da população é de que a luta contra o crime está sendo perdida. O desempenho do governo federal nessa área também é muito criticado, o que acaba afetando a imagem dos aliados estaduais do presidente Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *