Afogados da Ingazeira está dando um passo importante na municipalização do trânsito. A fase exclusivamente educativa está quase encerrada, e agora, graças a um convênio entre a Prefeitura e o Governo de Pernambuco, policiais militares já têm autorização para multar motoristas que cometerem infrações no município. As autuações serão registradas no sistema nacional de trânsito, por meio do DETRAN/PE.
A previsão é que, até o final de agosto ou início de setembro, Afogados seja oficialmente integrada ao Sistema Nacional de Trânsito. A partir daí, os agentes municipais também poderão aplicar multas diretamente, utilizando um aplicativo instalado nos celulares, o que agilizará o registro das ocorrências.
Nesta semana, foi realizada uma das últimas ações apenas educativas, com agentes percorrendo a Avenida Rio Branco para orientar condutores e entregar panfletos sobre a proibição de estacionar em calçadas. Para a secretária de Transportes, Flaviana Rosa, a efetiva aplicação de multas deve incentivar mudanças positivas no comportamento dos motoristas.