CategoriasPesquisa

Avaliação negativa de lula dispara e bate recorde, aponta pesquisa

A reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu o maior índice desde o início do mandato, conforme pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (25). O levantamento aponta que 44% da população considera a gestão ruim ou péssima, enquanto apenas 28,7% a avaliam como ótima ou boa. O salto na insatisfação é significativo, com um aumento de 13 pontos percentuais desde novembro de 2024, quando a rejeição era de 31%.

O crescimento da avaliação negativa ocorre em meio à queda do Brasil no Índice de Percepção da Corrução da Transparência Internacional. O país agora ocupa a 107ª posição entre 180 nações, com 37 pontos, reforçando a preocupação da população com a transparência e a governança pública. Além disso, a pesquisa revela que Lula enfrenta uma desaprovação superior à de Jair Bolsonaro no mesmo período do mandato. Em fevereiro de 2021, o ex-presidente registrava 36% de avaliação negativa, oito pontos a menos que o atual governo.

Historicamente, Lula teve avaliações mais positivas em seus primeiros mandatos. Em fevereiro de 2005, 42% dos entrevistados classificavam sua gestão como ótima ou boa, índice que subiu para 62% em março de 2009. A nova pesquisa, realizada entre 19 e 23 de fevereiro, entrevistou duas mil pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O cenário atual indica um desafio crescente para o governo recuperar sua popularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *