A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), não compareceu à assembleia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Serra Talhada (Sintest) nesta segunda-feira (30), realizada na Câmara Municipal. O evento contou com a presença dos demais candidatos à prefeitura, Miguel Duque (Podemos), Jucélio Souza (PL) e Dr. Luiz Pinto (PSOL), que discutiram pautas de interesse da categoria.
O cenário político no município está marcado por uma investigação conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), que apura o desvio de R$ 9 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A ausência da prefeita na reunião acontece em um momento de crescente pressão sobre a gestão municipal, devido ao processo em curso.
Além disso, a 18ª Vara Federal de Pernambuco emitiu uma tutela de urgência determinando que Márcia Conrado suspenda o uso de recursos do Fundeb e do Salário Educação para a compra de merendas e combustíveis para o transporte escolar. Caso a decisão judicial seja descumprida, a prefeita estará sujeita a uma multa diária de R$ 50 mil.