CategoriasEconomia

Copom eleva Selic e alerta para riscos fiscais no governo Lula

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quarta-feira (18), indicou uma elevação gradual da taxa básica de juros, a Selic, que subiu de 10,5% para 10,75%. A decisão, segundo o Banco Central (BC), é parte de um compromisso firme em alinhar a inflação à meta, sem sinalizar antecipadamente novos aumentos. O BC destacou que futuros ajustes dependerão da evolução da inflação e da economia.

O comitê também chamou atenção para a deterioração na percepção dos agentes financeiros sobre a política fiscal do governo Lula, citando preocupações com o aumento dos gastos públicos e a sustentabilidade do marco fiscal. O Copom afirmou que, embora o mercado de trabalho continue robusto e a demanda agregada esteja em alta, uma política fiscal expansionista poderia elevar os custos de financiamento e impactar negativamente os preços de ativos.

O BC enfatizou a importância de uma política fiscal crível e baseada em regras claras para garantir a estabilidade econômica. O Copom alertou que o relaxamento no esforço de reformas estruturais e disciplina fiscal pode levar a uma alta na taxa de juros neutra da economia, dificultando o controle da inflação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *