CategoriasLuto

Morre Delfim Netto aos 96 anos em São Paulo

Antônio Delfim Netto, ex-ministro de diversos governos e ex-deputado federal, faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 96 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul da capital paulista, desde o dia 5 de agosto, devido a complicações em sua saúde.

O ex-ministro deixa uma filha e um neto. Conforme informado por sua assessoria, não haverá tempo público, e o sepultamento será reservado apenas para os familiares.

Trajetória

Delfim Netto, professor emérito da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), foi um dos ministros da Fazenda com maior tempo de atuação, atuando entre 1967 e 1974. Além disso, comandou o Ministério do Planejamento entre 1979 e 1985, foi ministro da Agricultura em 1979 e atuou como embaixador do Brasil na França entre 1975 e 1977.

Mesmo após a redemocratização, Delfim Netto continuou sendo uma figura influente tanto no cenário econômico quanto político. Durante os anos de 1980, enquanto ministro do Planejamento, gerenciou a economia do país durante uma das piores crises econômicas do século 20, desencadeada pela alta dos preços do petróleo e pelo aumento significativo das taxas de juros nos Estados Unidos.

Após o término do regime militar, Delfim Netto ingressou na política, concorrendo a uma vaga na Câmara dos Deputados em 1986. Em 2014, doou sua vasta biblioteca pessoal, composta por mais de 100 mil volumes, à FEA-USP, onde obras acumuladas ao longo de quase oito décadas.

O ex-ministro, autor de mais de 10 livros sobre a economia brasileira, também publicou centenas de artigos e estudos. Sua escrita era presença constante em veículos como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Carta Capital, além de ser reproduzida em cerca de 70 publicações pelo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *