Com informações do Blog do Nill Júnior
O pré-candidato Berg Gomes, apoiado pelo atual prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, foi condenado pela justiça eleitoral a retirar do seu Instagram um vídeo, assim como adesivos para carros, vinculados a sua pré-campanha, por cometer o crime de propaganda eleitoral antecipada. A decisão saiu na última sexta, dia 12.
Na peça, o pré-candidato associa sua imagem ao do personagem “Gru” do filme “Meu Malvado Favorito”, sugere um terceiro mandato para o grupo político de Berg Gomes (Anchieta está concluindo o 2º consecutivo) e, para a justiça eleitora, ao usar a popularidade do personagem promoveu sua candidatura antes do prazo permitido por lei, embora no conteúdo não tenha pedido explícito de votos.
Foi dado o prazo de dois dias para que o pré-candidato remova o vídeo e os adesivos com a imagem de “Gru”. A multa diária é de R$ 5 mil em caso de descumprimento. A META, dona do Instagram, Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., foi intimada a remover o vídeo, caso o pré-candidato não o faça, e o DETRAN/PE foi instruído a identificar o proprietário de um veículo com os adesivos.
A decisão judicial tem como objetivo preservar a integridade do processo eleitoral e garantir condições justas para todos os pré-candidatos.