Bandidos encapuzados e armados chegaram em carros de passeio e invadiram duas estações elevatórias da Compesa, uma, a 02, próxima ao trevo no sentido Ibimirim e outra, a 03, ao Distrito de Nazaré do Pico em Floresta – PE. Os marginais agiram com violência, usando armas custas, possivelmente pistolas, para ameaçar e render os funcionários.
Depois de dominar o ambiente, os marginais roubaram equipamentos e cabeamentos elétricos. Eles ainda obrigaram os funcionários a ajudarem na ação. Segundo o boletim de ocorrência, foram aproximadamente 450 metros de fiação roubados da primeira estação elevatória e 550 metros da segunda.
As vítimas, mantidas sob forte estresse e pressão, não souberam informar a polícia nenhuma característica dos bandidos nem do veículo utilizado na ação criminosa.
A companhia emitiu nota sobre o crime:
A Compesa informa que nesta madrugada, (01), as estações elevatórias 2 e 3 (sistemas de bombeamento), localizadas no município de Floresta, foram alvo de bandidos armados que renderam os operadores e furtaram equipamentos, além de cabeamentos elétricos. As unidades fazem parte do Sistema Adutor do Pajeú.
A Companhia está fazendo o levantamento dos danos à unidade para providenciar a reposição dos itens decorrentes da ação criminosa, que interrompeu o fornecimento de água dos seguintes bairros de Serra Talhada: Vila Bela, Alto Bom Jesus, ABBB (Parte Baixa), Várzea e Centro da cidade. Também foram afetados os distritos de Canaã (Triunfo) e Carqueja (distrito de Floresta).
A previsão é que o abastecimento seja restabelecido em sete dias. Esse período é necessário para substituição de todo material furtado e ajustes internos nas unidades para pleno funcionamento.
Diante da grande incidência de furtos em sistemas de abastecimento de água, a Compesa estruturou, desde dezembro de 2023, uma política dirigida ao combate a essas investidas criminosas. A Companhia investirá R$ 30 milhões no monitoramento de 200 unidades estratégicas, que vêm sendo alvo de furtos, com instalação de câmeras, alarmes e um centro de monitoramento e controle que funcionará 24 horas.
Outra iniciativa da empresa é a substituição de fios de cobre por material em alumínio, que tem menor valor comercial. Além dessas ações, a Compesa tem envidado esforços para combater esses furtos, inclusive em conjunto a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Civil para a definição de estratégias, como ações de campo e uso de inteligência no combate às quadrilhas organizadas.