Um dos grandes desafios das gestões é converter os impostos em serviços públicos de qualidade e em equipamentos que promovam inclusão e bem-estar social, visto que parece estar longe de o orçamento ser apenas o grande gargalo, pois talvez o maior deles seja a falta de cidadania, com indivíduos que conheçam e cumpram com seus direitos e deveres.
Na manhã desta quarta-feira (8) a gestão municipal se deparou mais uma vez com a ação de vândalos na praça do Poço da Cruz 4 no bairro Vila Bela. O equipamento, que já foi depredado anteriormente, está recebendo ações de revitalização como pintura e a instalação de novos equipamentos, como bancos, contudo alguns destes instrumentos foram danificados, provavelmente na madrugada de hoje.
Vale lembrar que todo cidadão também tem o dever de zelar pelos bens, equipamentos e logradouros públicos tais como: avenidas, equipamentos de lazer, unidades de saúde e assistência social, escolas, praças e tudo mais que estiver relacionado à ordem e ao bom funcionamento do serviço público.
A cidadania significa que o cidadão deve ser mais consciente, responsável e capaz de modificar a realidade social. Para tanto, o cidadão deve participar da gestão pública e fazer o controle social.
É praticamente impossível que a Guarda Civil consiga proteger todo o patrimônio municipal, por isso é imprescindível a colaboração da sociedade para a preservação destes aparelhos públicos. O crime de vandalismo penaliza o cidadão de bem, que fica sem o serviço ou área de convivência e penaliza também financeiramente a gestão que precisa investir novamente para reparar os danos causados.
Ver essa foto no Instagram