Aliados de Jair Bolsonaro (PL) publicaram neste sábado (20.abr.2024) um vídeo para convocar a população para o ato em apoio ao ex-presidente na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no domingo (21.abr.2024). Segundo os políticos, a manifestação servirá para “demonstrar o apoio à verdadeira democracia”.
O encontro está marcado para às 10h, no encontro da rua Bolívar com a avenida Atlântida. Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) discursarão em um dos 2 trios elétricos dispostos na região. Além deles, há previsão de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) também tenham momentos de fala.
Participam do vídeo, em ordem:
Zucco (PL-RS), deputado;
Amália Barros (PL-MT), deputada;
Gustavo Gayer (PL-GO), deputado;
Júlia Zanatta (PL-SC), deputada;
Rodolfo Nogueira (PL-MS), deputado;
Bia Kicis (PL-DF), deputada;
Carol de Toni (PL-SC), deputada;
Daniela Rahiner (PL-SC), deputada;
Chris Tonietto (PL-RJ), deputada;
Soraya Santos (PL-RJ), deputada;
Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher;
Silvia Waiãpi (PL-AP), deputada;
Rosana Valle (PL-SP), deputada;
Coronel Fernanda (PL-MT), deputada;
Delegado Caveira (PL-PA); deputado;
Éder Mauro (PL-PA), deputado.
O partido do ex-presidente convocou o evento público depois das declarações de Elon Musk contra o ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), escalarem. O empresário acusa o magistrado de desrespeitar a legislação brasileira e tentar censurar contas no X (ex-Twitter).
Para embasar suas acusações, Musk encaminhou a deputados dos Estados Unidos um compilado de mandados judiciais emitidos por Moraes para o bloqueio de conteúdos e perfis no Brasil. Os documentos integraram um relatório da Comissão de Assuntos Judiciais dos EUA que afirma que Moraes “censura” opositores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no país.