CategoriasSaúde

Estado de PE desobriga uso de mascaras em locais fechados

Diante dos indicadores da covid-19, com positividade de 0,7% na última semana e abaixo de 3% nas últimas seis semanas consecutivas, o Governo de Pernambuco decidiu acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no Estado, bem como de apresentação do comprovante vacinal em ambientes e eventos realizados em espaços abertos, porém continuará sendo exigido para acesso a bares, restaurantes e eventos localizados em ambientes fechados. Estas medidas entram em vigor a partir desta quarta-feira (20).

Nas últimas cinco semanas temos registrado menos de 60 casos graves de Covid-19 e há 12 dias não tivemos mortes pela doença”, disse o Secretário de Saúde de Pernambuco André Longo. Já Sidia Haiut, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, reforçou a necessidade de manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos: “Essa é uma fase essencial para que o governo consiga manter o suporte na saúde e que a economia não precise sofrer novas restrições”, defendeu.

O uso de máscaras permanece obrigatório nos serviços de saúde, farmácias e nos transportes coletivos, onde o item será exigido apenas dentro do veículo. Nos demais serviços de transportes, como táxis e carros de aplicativo, o uso da máscara é facultativo. Nas escolas de ensino infantil – a partir dos três anos de idade – fundamental e médio, a utilização segue obrigatória.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a cobertura vacinal entre os jovens de 12 a 17 anos está em 73% para a primeira dose e de 54% na segunda. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, as coberturas estão em 52% para a primeira aplicação e de apenas 15% na segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *