Para marcar os 5 anos de espera pela tão sonhada casa própria, diversas pessoas contempladas no Conjunto Habitacional Vanete Almeida se reuniram neste domingo (13) nas proximidades das casas, às margens da BR-232. São 902 casas populares que deveriam já ter sido terminadas e consequentemente entregues aos beneficiários.
Usada politicamente pelo ex-prefeito Luciano Duque e meados de 2017, o empreendimento enfrentou problemas com a construtora, que deixou o canteiro de obras, dizem, com cerca de 80% das casas terminadas. A gestão passada surfou numa obra federal, dando a entender, para muitos agraciados, que a ação seria municipal ou que sofrera qualquer interferência por parte da gestão.
Depois de criado o imbróglio, a prefeitura passou a responsabilizar o governo Federal e o Banco do Brasil, verdadeiros responsáveis pelo conjunto habitacional e únicos com poder de destravar de verdade a obra. O problema agora é que, mesmo que a construtora tenha deixado com 80% concluído, a esta altura muita coisa precisará ser refeita, devido a ação do tempo e dos vândalos que depredaram as residências.
Recentemente o Governo Federal destravou outras obras de outros conjuntos Brasil afora que também enfrentavam este mesmo problema. De 2019 para cá foram entregues mais de 1.200.000,00 [hum milhão e duzentas mil casas]. Com esperança que medida semelhante seja tomada quanto ao Vanete Almeida, o protesto realizado na manhã de hoje busca chegar até o Governo Federal e sensibilizá-lo para que as obras sejam retomadas e que de fato as pessoas possam realizar o sonho da casa própria. O YouTuber e Blogueiro Sérgio Hernandes acompanhou a movimentação [ clique aqui e assista].