CategoriasImportante

PL suspende salário de Bolsonaro após perda de direitos políticos e início da pena

O PL anunciou nesta quinta-feira (27.nov.2025) a suspensão do salário de R$ 42 mil pago ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso preventivamente desde sábado (22.nov) na Superintendência da PF em Brasília. A sigla afirmou que a medida cumpre a Lei dos Partidos Políticos, que determina o cancelamento das atividades partidárias quando há perda de direitos políticos, condição aplicada após o fim do processo de condenação no STF.

Em nota, o PL citou a Lei 9.096/95 e decisões da Justiça Eleitoral ao justificar o fim das atividades partidárias de Bolsonaro, que ocupava o cargo de presidente de honra desde 2023. O partido informou que a suspensão permanece enquanto vigorarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668. Bolsonaro está filiado ao PL desde 2021, após deixar o PSL.

Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada em agosto, por suspeita de tentar interferir em seu julgamento. Condenado em 11 de setembro por tentativa de golpe de Estado, foi detido novamente no sábado (22.nov) por violar a tornozeleira eletrônica. A 1ª Turma do STF referendou na terça (25.nov) o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, que será cumprida, inicialmente, na PF em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *