A consultoria Quaest deve divulgar nesta semana novos levantamentos sobre a percepção do governo Lula, a corrida presidencial de 2026 e a avaliação de gestores estaduais. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 12.150 pessoas em oito estados entre os dias 13 e 17 de agosto, ampliando o escopo da pesquisa anterior, divulgada em julho.
Segundo a agenda da Quaest, os números sobre aprovação e rejeição ao governo federal serão apresentados na quarta-feira (20). No último levantamento, Lula aparecia com 43% de aprovação e 53% de desaprovação, índices que vinham oscilando desde maio, quando atingiu o ponto mais baixo, com 40% de apoio. A expectativa é que os novos dados mostrem a tendência do cenário político no segundo semestre.
Já na quinta-feira (21), será apresentada a simulação de disputa presidencial, que trará nomes como Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Romeu Zema e Ronaldo Caiado. A pesquisa também avalia o desempenho de governadores em Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, além de medir a percepção da população sobre economia e política internacional.