CategoriasPolícia

PF erradica 434 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco e evita produção de 144 toneladas da droga

Em nova ofensiva contra o narcotráfico, a Polícia Federal erradicou 434 mil pés de maconha entre os dias 1º de abril e 14 de maio no Sertão pernambucano. A operação, coordenada pela Delegacia de Salgueiro, contou com apoio da Secretaria de Defesa Social, utilizando aeronaves e incursões terrestres e fluviais. Ao todo, foram destruídos 69 plantios e apreendidas mais de duas toneladas da droga já pronta para o consumo.

Segundo a PF, se colhida e processada, essa plantação renderia cerca de 144 toneladas de maconha. As ações ocorreram em áreas conhecidas pelo cultivo da droga, como Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim, Serra Talhada e até Manaíra, na Paraíba. A operação integra estratégia nacional de combate ao tráfico e visa desarticular as bases de produção da cannabis no Nordeste.

Com ações contínuas, a PF busca enfraquecer financeiramente as facções criminosas e reduzir os índices de violência ligados ao tráfico, como homicídios, latrocínios e guerras territoriais. De acordo com a corporação, o cerco às plantações locais tem levado à crescente importação da droga do Paraguai, refletida no aumento das apreensões dessa origem.

Entre os anos de 2022 e 2024, mais de 3,5 milhões de pés de maconha foram erradicados no Sertão de Pernambuco. Em 2024, foram 1,3 milhão de pés destruídos, o que impediu a produção de 475 toneladas. Com operações desse porte, a Polícia Federal reforça seu papel no combate ao tráfico interestadual e na contenção da violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *