CategoriasPolítica

PT já admite derrota iminente com avanço do PL da Anistia na Câmara

Nos bastidores da Câmara dos Deputados, lideranças do PT já reconhecem o avanço do Projeto de Lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Segundo matéria do jornalista Igor Gadelha, no portal Metrópoles, mesmo sem apoio do governo, a oposição bolsonarista já conta com mais de 200 assinaturas — e deve alcançar em breve as 257 necessárias para aprovar o regime de urgência da proposta.

Embora o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não tenha sinalizado se pautará a urgência, a pressão é crescente. A expectativa entre governistas é que, uma vez com as assinaturas completas, a urgência acabará sendo votada, mesmo que não de imediato. Na última terça (9), Motta sinalizou resistência ao pautar projetos do interesse do Judiciário, o que foi interpretado como um recado aos bolsonaristas.

Uma das estratégias ventiladas por aliados do governo seria a criação de uma comissão especial para analisar o mérito da proposta e atrasar sua tramitação. No entanto, lideranças bolsonaristas já avisaram que não aceitarão a manobra e pressionam para que o projeto vá direto a plenário. A anistia aos condenados do 8 de Janeiro promete ser um dos temas mais polêmicos da atual legislatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *