Internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após uma cirurgia de emergência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi autorizado a receber visitas restritas de familiares nesta quarta-feira (11). O procedimento realizado na segunda-feira (9) tratou um hematoma intracraniano por meio de uma trepanação, após sintomas de dor de cabeça e sonolência causados por um acidente doméstico em outubro.
De acordo com o boletim médico divulgado, Lula tem apresentado uma boa evolução pós-operatória, está lúcido, orientado e bem-humorado. O dreno inserido em sua cabeça permanece no local enquanto ele aguarda novos exames de rotina. A cirurgia, realizada em São Paulo, durou cerca de duas horas e transcorreu sem intercorrências.
O médico Roberto Kalil Filho explicou que a trepanação é um procedimento padrão em cirurgias neurológicas e que o presidente pode retornar a Brasília no início da próxima semana, dependendo da sua recuperação. “Tudo está correndo bem, como o esperado”, ressaltou Kalil.