Após um ano e cinco meses de governo, a aliança entre Raquel Lyra e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, está sendo rompida. No começo deste mês a governadora já havia exonerado 12 pessoas ligadas ao Deputado Federal Coronel Meira e agora demitiu toda diretoria do Detran/PE, indicadas pelos Ferreira. A informação foi confirmada por Ricardo Antunes neste sábado (11).
Mais recentemente interlocutores do governo manifestaram um suposto descontentamento com a postura do PL nas discussões de projetos de interesse do governo na Assembleia Legislativa, porém vale lembrar que antes disso Raquel, inúmeras vezes, fez gestos de aproximação com Lula, chegando a pedir que o seu partido, o PSDB, ficasse neutro e deixasse de fazer oposição ao petista.
Embora exista um entendimento entre Lula e João Campos para uma provável candidatura do filho de Eduardo ao governo de Pernambuco, especula-se que Raquel estaria tentando ganhar o apoio de Lula para a sua reeleição, o que a maioria dos analistas políticos acha improvável de acontecer.
Não é só previsível que Lula apoie João, como também que o PT indique o vice na chapa, ou seja, é muito mais provável que o distanciamento com a ala chamada de bolsonarista cause mais o isolamento da governadora do que construa alguma possibilidade de ter o apoio do PT e de Lula nas eleições de 2026.