Quem trafega pelas ruas de Serra Talhada já deve ter se deparado com bicicletas motorizadas, guiadas em sua maioria por menores que cometem as mais variadas infrações de trânsito e que podem provocar mais cedo ou mais tarde uma tragédia.
Depois de reclamações de cidadãos nos órgãos de imprensa da cidade, como rádios e blogs, e até mesmo com discussão sobre o tema em sessões da CMST (Câmara Municipal de Serra Talhada), a Polícia Militar começou a tomar medidas.
A primeira medida foi educativa, quando policiais do 14º BPM realizaram uma operação com abordagens e orientações sobre as exigências legais de documentos, como da bicicleta e do motor a ela adaptado. Perturbação do sossego e direção perigosa, principais temas dos reclamos da sociedade, receberam atenção especial durantes esta operação.
Em entrevista a Rádio Vilabela FM, o comandante do 14º batalhão, Tenente Floro, avaliou que esta operação tende a preparar o ambiente para que noutra etapa, numa possível insistência das ilegalidades, a PM possa legalmente fazer apreensão destes veículos que estiverem irregulares.