Quem conhece a política de Afogados da Ingazeira, cidade localizada no Sertão do Pajeú, reconhece que a gestão do Dr. Orisvaldo Inácio (1989 – 1992) foi um marco no modelo de administração pública eficiente, com ações sociais, mas também com grandes investimentos na infraestrutura.
Depois vieram vários prefeitos que seguiram o caminho de sucesso iniciado por Orisvado, entre eles Totonho Valadares (1993-1996 / 2005 -2008/ 2009 – 2012) e Giza Simões (esposa de Orisvaldo) (1997 – 2000 / 2001 – 2004), a última reconhecida pelos eu olhar com os mais vulneráveis social e economicamente.
Desde o falecimento de Orisvaldo (ocorrido em 19 de fevereiro de 2011) e de Giza Simões (falecida em 26 de setembro de 2013), a família não têm nenhum descendente no meio político, mas isso pode mudar para as eleições municipais do ano que vem. É que o filho do casal, o bancário Danilo Simões, 43 anos, tem conversado com o bloco de oposição no município e, nos repassou uma fonte, está analisando a possibilidade de disputar a prefeitura.
Em entrevista a um blog do Finfa no mês passado, Danilo analisou que cidade cresceu muito nos últimos anos e que seus pais tiveram um papel importante nessa alavancada. Ao ser perguntado sobre se pensa em disputar o cargo, ele não descartou:
“Exato, não descarto. Isso pode ser construído ao longo do tempo, e o futuro está nas mãos de Deus”. Perguntado se tem perfil de ser oposição ao governo Sandrinho, respondeu: “Ainda é muito cedo pra falar especificamente em ser oposição a este Governo que aí está, mas entendo que é muito importante para qualquer cidade ter uma oposição forte. Com certeza, quando se tem um grupo forte de oposição, o gestor tem que trabalhar mais, tem que mostrar mais serviço, sair da mesmice, porque senão não renova o mandato. Isso é bom! Eu defendo o fortalecimento da oposição e surgimento de novas lideranças, independente de qualquer coisa”, disse Danilo ao Blog.