O Instituto Federal do Sertão em Serra Talhada, inaugurado em 30 de janeiro de 2017 no governo do ex-presidente Michel Temer, realizou nesta quarta-feira (4), mais de 5 anos após ser fundado, o hasteamento das bandeiras em seu pavilhão. Com a presença das Forças Armadas, representadas pelo Tiro de Guerra 07/018, foram hasteadas as bandeiras do Brasil e de Serra Talhada – PE.
A presença dos militares no IF contrasta com outros momentos vividos pela instituição, como em meados de maio de 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, quando estudantes foram usados [no Brasil de maneira geral] para engrossarem protestos contra cortes realizados pelo MEC na verba de custeio.
Embora negassem que o ato fosse organizado pelos movimentos esquerdistas, puderam ser vistos nos atos, em várias partes do País, serem levantadas bandeiras e balões de centrais sindicais e sindicatos da área da educação, assim como de coletivos estudantis. Símbolos de partidos de esquerda, a exemplo de PCO e PCdoB, que também apareceram em menor número.
“Embora tenha havido resistência por parte de alguns membros do corpo docente, conforme apuramos, o ato realizado hoje foi muito bem recebido pelos estudantes, que, nesse tempo de existência da instituição, não haviam vivenciado ainda um momento de fortes sentimentos nacionalistas como este, com o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional. Porém, revitalizado, o movimento reacende a discussão sobre o “escola sem partido”, com o “desaparelhamento” das instituições de ensino, normalmente dominadas por ativistas de partidos e coletivos de esquerda. Mais que isso, contribui para o renascimento do sentimento patriótico entre os alunos e a promoção de novos eventos de caráter cívico-pedagógico em instituições importantes de nosso município e de todo o país.