Histeria total entre os petistas devido a queda na vantagem do ex-presidiário Lula sobre Jair Bolsonaro, mostrada nas últimas pesquisas. A cada encurtamento da pseuda vantagem o animo vai arrefecendo, pior entre os mais lunáticos que acreditavam que a vitória poderia ocorrer no primeiro turno.
A explicação para só cair nas pesquisas, segundo o site Antagonista, que ouviu de aliados de Lula, é que ele cresceu rápido demais e com isso passou a ser o alvo preferencial de seus principais adversários na disputa pela Presidência da República. Os menos aloprados já alertavam em janeiro sobre o crescimento de Bolsonaro e já tentava conter o clima de “já ganhou” dentro do partido.
O site citado apurou que o próprio PT admite que o ex-presidente cometeu alguns deslizes nos últimos dois meses como o fato de ter escancarado sua intenção de revogar a reforma trabalhista; outro fator apontado pelos petistas é a resistência de setores do partido em relação ao ex-tucano Geraldo Alckimin como vice, fato que pode ressuscitar o movimento antipetista junto ao eleitorado de centro.
Integrantes do PT também avaliam que os ataques diários de Bolsonaro a Lula também podem ter surtido efeito. Desde o início do ano, integrantes do partido dizem que a pedra no sapato de Lula é justamente o antipetismo.