Nessa quarta-feira (15), em entrevista à Rádio Jovem Pan, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a reeleição foi o maior erro político que já aconteceu no País e que há uma fixação constante na recondução dos mandatos. Disse o ministro:
“Eu considero que [a reeleição] foi o maior erro político que já aconteceu no país”, declarou o ministro da Economia, que vem tentando achar espaço no Orçamento para turbinar o Bolsa Família e aumentar as chances eleitorais de Jair Bolsonaro.
“Quando foi criada a emenda de reeleição, no primeiro ano todo mundo fala que podemos fazer alguma coisa, no segundo ano tem eleição municipal, no terceiro ano ‘tem que fazer tudo agora porque o quarto ano é de eleição e não dá tempo’, no quarto ano é de eleição. Então, fica quase uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse Guedes.
Para quem não lembra, a emenda constitucional que permitiu a reeleição de prefeitos, governadores e presidente, foi aprovada em fevereiro de 1997, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. FHC se reelegeu para um segundo mandato que durou de 1998 a 2002, mas anos depois também tachou a medida de “erro”.